top of page

EntreFronteras Latinoamericanas II

Depois de dezessete dias no Uruguay e, com esses, muitos aprendizados e amizades deste país que nos encantou por suas tradições, su pueblo y sus ideologias de vida, estamos acá en el puerto de Colonia del Sacramento – nossa última cidade em terras uruguayas, aguardando o momento de partida do Ferryboat, para atravessarmos o Rio de La Plata e, pronto do outro lado do rio já estaremos em terras e águas argentinas, en Buenos Aires.

Pero antes, como manda a burocracia dos homens, por ser uma zona de fronteira nacional tenemos que hacer todo el tramite legal de saída do Uruguay e entrada na Argentina, passar pela fiscalização e pegar os carimbos nos passaportes. Assim sendo, 1h antes de partir a embarcação, vamos nosotros às aduanas de migração que estão situadas no próprio puerto.


Nesse processo de filas e fiscalização, enquanto apresentamos as passagens, as mochilas já são despachadas e passam no raio-x. À medida que a fila caminha você se aproxima de uma dessas máquinas detectoras de metais e, em seguida se dirige ao guichê disponível das polícias de Uruguay e Argentina, que ficam lado a lado, ali mesmo seguidamente registram seus dados e nacionalidade e carimbam os passaportes com as datas de saída e entrada no país de destino. Dali, vamos direto à área de embarque ao Ferryboat, e todo este processo de embarque, fiscalização e até propriamente o Porto, muito se assemelha ao formato dos aeroportos, tudo moderno e um pouco 'chique'.


Ainda na área de embarque, esperamos um pouco a partida da embarcação. Até que todos entrassem foram uns quinze minutos, e daí já acomodados no ferryboat – que por sinal é bem grande – conseguimos uma janela, na qual pudemos ir mirando toda a travessia desse importante e bi-nacional rio latino. A viagem é sem ‘mareio’ ou balanço e cheiro de óleo, algo comun nas embarcações menores, e todo este trajeto levou cerca de 1:30h a 2h, no entanto antes da metade do percurso já era possível avistar, desde el rio, à Buenos Aires e sua extensa e vertical área urbana.















Chegamos em Buenos Aires por el Puerto Madero, e já em terra firme argentina não foi necessário nenhuma outra fiscalização ou tramite com os passaportes, apenas pegamos as mochilas na esteira do desembarque, y salimos por las calles en busca de hospedajes o quizá una casa de cambio abierta já que hoy és domingo, y todavia tenemos hambre, pero no tenemos plata en pesos argentinos, solamente reales.


Resolvido os problemas da hospedagem, que pagaríamos depois e da alimentação que conseguimos pagar em Real, acá estamos nosotros ya en Buenos Aires, ya en Argentina nosso segundo país a ser percorrido e geografado neste projeto-expedição. E por aqui, empezamos nosotros a conocer um poco más de nuestra vecina y nuestros hermanos de Argentina... pero, todavia en la capital federal, muito tenemos que ver e vivenciar también nesses dias de bons ventos e Buenos Aires...


Asi sea y que nos vamos bién Argentina!


Domingo, 05 de abril de 2015, Buenos Aires - Argentina.

"Yo creo que fuimos nacidos hijos de los días, porque cada día tiene una historia 

nosotros somos las historias que vivimos...

Eduardo Galeano

bottom of page