top of page

 

Lêem 'agricultor': termo que advêm de agricultura e pelo conceito etimológico da palavra, significa aquele que cultiva a terra.

 

 Olhem o agricultor: presente na sociedade desde os primórdios da humanidade, ele não apenas cultiva a terra como dito outrora. Ele domestica plantas e animais (do nascimento à colheita ou ao abate) para a produção de alimentos e subsitência de sua prole, ao abastecimento de outras famílias e localidades. Ele semeia a terra, labuta nos campos, irriga os cultivos, multiplica sementes e alimentos.

 

Observem o agricultor: Ele tira o pão, o café, o queijo, o vinho .. tira também os cereais, folhas e raízes, da terra... seja em solos férteis ou inférteis... mas olhem como espera pacientemente, os frutos da terra. Enquanto a Terra apenas gira em dias e noites para alguns, ele que labuta a terra, aguarda as chuvas do outono e da primavera, as temperaturas do verão e do inverno, os períodos de plantio e de colheita.

 

Absorvam o agricultor: Se você não produz seu próprio alimento, sua própria comida, assim como 196milhões dos 200milhões de brasileiros que somos hoje, agradeça seu alimento diário, o pão nosso de cada dia, a um dos poucos aproximados 4.200.000 de campesinos ou camponeses familiares que 'rexistem' no campo e abastecem toda a população e grandes cidades do Brasil. 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta seção do blog, procuramos dar visualidade àqueles que cultivam nosso sustento diário, que semeiam a terra, e na labuta 

CaMpeSiNoS dE aMéRiCa

"Yo creo que fuimos nacidos hijos de los días, porque cada día tiene una historia 

nosotros somos las historias que vivimos...

Eduardo Galeano

bottom of page