top of page

 

O alimento compreende, assim como o ar e a água, elemento de primeira necessidade para qualquer ser humano, independente de cor, sexo, etnia ou classe. Sem exceções. Não por mera coincidência, a história da humanidade se mescla íntima à história da alimentação dos homens, onde a conquista pelo alimento diário – recurso vital para sobrevivência e reprodução da espécie - desde sempre consistiu uma necessidade básica e comum para todos os indivíduos e sociedades.  

 

o Projeto

A missão

O Projeto Expedição NoSoTroS LaTiNoS é mais que uma viagem de turismo e lazer, é um sonho que vem tomando forma e conteúdo há alguns anos. Querer estudar o alimento por vias geográficas e sociais foi o germinar dessa história...

E tão logo, a partir de março de 2015, iremos percorrer aproximados 33.000 km pela América Latina num 'Mochilão' em dupla que terá duração de um ano, saindo do Brasil e passando por Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Região Amazônica, Guianas, Venezuela, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras, Guatemala, Belize e México, totalizando assim 21 países de nuestro continente americano. 

a visão de seus idealizadores

O gosto pela terra, pela natureza e pelas práticas que harmonizam a vida e o meio ambiente. A paixão e curiosidade pela diversidade de culturas, povos e tradições de nosso planeta e especificamente do nosso continente latinoamericano. 

Um capixaba e uma mineirinha. Ela cientista social, massoterapeuta e professora de yoga. Ele mestre em geografia, professor e malabares. Ambos pesquisadores e sonhadores. Uma mochila nas costas, fé no que virá, e na bagagem: humildade, interesse, disposição e dois corações abertos.

Duas mentes, quatro mãos e quatro pés... e uma vontade em comum, viajar e conhecer lugares, pessoas, aprender e vivenciar com diferentes culturas. 

 

Hoje, mesmo tendo concluído algumas etapas de nossa formação acadêmica, sentimos que o caminho está apenas começando... e optamos por seguir estudando, expandindo nossos conhecimentos sobre a temática do alimento... porém, não mais apenas através dos livros e aulas, mas buscando conciliar a teoria e a prática, isto é, unindo duas grandes paixões: a afinidade e interesse por esta temática tão pertinente e complexa da alimentação, e a vontade de vivenciar novas culturas e agriculturas...

 

Conhecer famílias de camponeses e camponesas que produzem alimentos e abastecem diariamente as cidades e suas expressivas populações. Presenciar o cotidiano das relações entre o campo e a cidade nos diferentes países. Observar e absorver de perto, as histórias e estórias das agriculturas e de um passado-presente-futuro de subdesenvolvimento e resistência da America latina.

objetivos 

  • Compreender o abastecimento urbano a partir das etapas que o compõe, tendo como  pano de fundo a relação entre o campo e a cidade, que interpõem a produção e o consumo de alimentos in natura.

  • Coletar dados bibliográficos e empíricos relacionados à agricultura, pecuária e a dinâmica do abastecimento urbano de alimentos na américa latina, que posteriormente serão analisados e transformados em projetos de pesquisa voltados à pós graduação de mestrado (Fernanda) e doutorado (Pedro Henrique);

  • Vivenciar os modelos locais de agriculturas, orientando-nos sempre pela produção tradicional de alimentos sustentados em práticas milenares e agroecológicas, próprias da agricultura familiar camponesa. 

  • Conhecer os grandes centros urbanos e identificar os atores e sujeitos na dinâmica do abastecimento urbano de alimentos frescos. Mercados públicos, feiras livres, supermercados, centrais de abastecimento, redes de fastfood, etc..

  • Percorrer os países do continente latino-americano, conhecendo e revelando histórias e estórias por trás do alimento, buscando nesse sentido, compreender os diferentes modelos de agricultura camponesa que aqui 'rexistem' e daqui alimentam grande parte do planeta. 

resultados 

  •  

  • Realização de  palestras e exposições fotográficas com as imagens registradas durante a expedição, abordando temas específicos e revelando elementos observados e vivenciados;

  • Escrita e publicação de artigos científicos e matérias que abordem sob a ótica da geografia e da ciências sociais a temática dos alimentos na América Latina, tanto em periódicos e revistas acadêmicas e/ou demais veículos de comunicação no Brasil, como jornais, sites e revistas.  

  • Construção e disponibilização de um Banco de Imagens em CD-ROM como forma de retribuição àqueles que contribuíram de alguma maneira com o projeto expedição Nosotros Latinos, bem como a demais interessados e pesquisadores.

realização 

 O projeto expedição Nosotros Latinos acontece com investimento próprio, e coragem. Coragem, para largar o conhecido e se aventurar pelo desconhecido...

conclusão 

E...

"Yo creo que fuimos nacidos hijos de los días, porque cada día tiene una historia 

nosotros somos las historias que vivimos...

Eduardo Galeano

bottom of page